PETA pede na Justiça que macaco seja reconhecido como autor de selfie

O grupo de ativistas dos direitos dos animais PETA entrou nesta terça-feira (22) com uma ação em uma corte federal de São Francisco, nos Estados Unidos, pedindo que o macaco que fez uma selfie com a máquina fotográfica de um britânico seja reconhecido como o autor da foto por direitos autorais.

A ação pede que o PETA seja responsável por administrar todas as receitas provenientes da foto em benefício do macaco, que foi identificado como Naruto, de 6 anos, e outros macacos que vivem em uma reserva na ilha indonésia de Sulawesi.

A foto foi feita em 2011. O fotógrafo britânico David Slater havia posicionado a câmera na reserva quando o macaco se mostrou interessado pelas lentes, pegou o equipamento e acabou fazendo alguns cliques – incluindo a foto em que aparece sorridente, confira aqui “selfie de macaco causa polemica”.

A imagem foi distribuída por diversos sites na internet, incluindo a enciclopédia online Wikipedia, que argumentou que ninguém tinha o direito sobre a foto, já que ela foi tirada por um animal.

Slater entrou com um processo contra a Fundação Wikimedia, na qual pedia US$ 30 mil, porque a empresa se negava a retirar de sua coleção de imagens o selfie feito pelo macaco. O órgão regulador de direitos autorais dos EUA, o US Copyright Office, rejeitou a ação.

O fotógrafo ainda reivindica a propriedade da imagem. Ele disse estar “bastante entristecido” pela ação do PETA, pois se considera um advogado dos direitos dos animais.

Fonte: G1