A Regra dos Terços

Regra dos terços, uma palavra magnifica muito utilizado por fotógrafos para definir a foto perfeita, mas para quem está iniciando pensa pra que estudar isso?

A composição fotográfica retrata mais do que uma simples foto, e para isso temos vários elemento que indica uma boa foto e a regra dos terços é apenas um dos princípios da fotografia, pois é com ela que podemos definir se uma foto está perfeita ou devemos descartar, esse principio básico faz se necessário para termos harmonia no que devemos retratar.

Hoje com a popularidade das redes sociais, inúmeras fotos são postadas diariamente onde temos objetos e pessoas enquadrada de forma centralizada, depois que você lê esse artigo vai reparar que a maioria não tem o conhecimento aprimorado, mas isso não é errado, podemos centralizar foto sim, mas você pode enriquece-la com a regra dos terços criando uma harmonia e fixar a atenção do observados.

A aplicação da regra dos terços deve ser feita de forma a observar linhas verticais e horizontais na foto com exatamente a mesma distância a partir da margem e entre ambas, dividindo o quadro em três colunas exatamente iguais como se fosse um jogo da velha, a imagem abaixo ilustra muito bem esse conceito.

Regra dos terços

Regra dos terços

Essa regra nos ajudará a evidenciar o elemento que julgar mais importante, aquele que você que dar um destaque fundamental na fotografia, para isso devemos posicionar o objeto em algum ponto dessa interseção, assim deixará o objeto mais evidente e interessante.

Regra dos terços

Regra dos terços

Repare que na foto acima dei enfase no rosto da modelo, por isso coloquei o rosto em uma interseção e criei a harmonia com seu corpo na interseção da linha vertical, abaixo uma outra composição muito utilizada em landscapes (Paisagens) e e regra dos terços horizontal.

Regra dos terços Horizontal

Regra dos terços Horizontal

Agora que você já tem boa noção, coloque em pratica é repare como seu trabalho será muito mais apreciado.